segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
BLACK METAL PRA TERMINAR O ANO 2014....
Álbum que eu mais gosto do MAYHEM apesar de não ser considerado o mais influente da banda. Mas tem fortes ligações com a morte de DEAD. RIP.
domingo, 28 de dezembro de 2014
Duas cervejas para o fim do ano.....
Aê eu vos pergunto, só duas? Sim! Da lista que eu poderia recomendar é quase interminável. Poderia começar com a minha tríade favorita: ROCHEFORT 8, ROCHEFORT 10 e WESTVLETEREN 12. Mas a WESTVLETEREN é cara demais e poucos sortudos e esnobes têm acesso a ela. Eu tenho já aqui a minha WESTVLETEREN 8.
Outras sugestões poderiam ser a sempre elegante CHIMAY ROUGE ou BLEU, RUSSIAN IMPERIAL STOUT COURAGE, BARLEY WINE XYAUYU ORO 14%, MAREDSOUS 10, CANTILLON ROSÉ DE GAMBRINUS, CANTILLON LOU PEPE GUEUZE, etc...
Vou sugerir duas: uma LAMBIC FARO da LINDEMANS, ótima opção para substituir outras bebidas tradicionais de Réveillon. É leve, com adição de açúcares e tipo de cerveja de fermentação espontânea FARO.
A outra é deliciosa e clara TRIPEL KARMELIET. O rótulo dela é um dos mais lindo que eu já vi e a bebida é exponencialmente melhor......

Triple d´Anvers DE KONINCK 8%
Cor levemente clara, espuma densa e consistente, aromas de palha, notas cítricas, malte, pimenta branca. Sabor de maltes adocicados, baixo amargor, especiarias e frutos cítricos. Seca e delicada, mas o álcool a 8% está lá sempre presente mas nao dominante. É uma bela cerveja. Puxa vida, beber ale é muito bom, o número de cervejas com ótimas performances gustativas parece infindável.
domingo, 21 de dezembro de 2014
MC CHOUFFE fra BELGIQUE
Fois Gras d´oie trufado com Cerveja russian imperial stout Courage e ....
Bebi a cerveja Courage de um dos estilos mais brutais de cerveja ale que existe: o russian imperial stout que briga diretamente com barley wine pela supremacia ariana (ops! ou melhor supremacia das ales).
É uma cerveja muito forte, teor alcóolico brutal 10%; mas equilibrado. É escura opaca, a transmitância da radiação seria próxima de zero. Aromas de chocolate, madeira, tabaco e defumação. Gosto de couro, maltes tostados até ficar profundamente queimado e sutil dulçor. Forte amargor inclusive no retrogosto, o álcool não distoa e, logo, harmônico. É espessa e aveludada com pouca carbonatação.
Eu harmonizei com foie gras de ganso trufado e o resultado conforme recomendações dos connoiseurs foi muito satisfatória. O álcool da ale pareou perfeitamente com a gordura extravasante do foie gras e o gosto típico de fígado (levemente amargo) ficou um pouco escondido pelo levíssimo dulçor dos maltes tostados e quase carbonizados da russian imperial stout.
Bebi também uma saison da st. feuillien de 6,5% de álcool. Razoávelmente boa, não achei tão perfeita quanto a saison dupont biologique. É condimentada, leve, refrescante, com notas marcantes de fermento, levemente herbal e floral, pouco frutada.
Bebi também uma saison da st. feuillien de 6,5% de álcool. Razoávelmente boa, não achei tão perfeita quanto a saison dupont biologique. É condimentada, leve, refrescante, com notas marcantes de fermento, levemente herbal e floral, pouco frutada.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Maredsous 10
Gostei da Maredsous 10. Aconteceu um pequeno acidente com ela, eu deixei-a cair e bateu com a tampa no chão, derramou cerca de 1/8 do liqüido. Mas rapidamente eu fechei com uma cortiça e pus no congelador para evitar a perda de gás carbônico, reduzindo a temperatura. Ela é alaranjada, diferente para uma tripel que eu estou acostumado, aroma doce e suave, lembrando pêra e pães. Sabor de pão, frutos doces e uvas. Os especialista não dão nota muito alta para ela, mas eu gostei demais, os 10% de álcool bem distribuídos me conquistaram; tanto é que eu a bebi no meu cálice da Rochefort em que poucas cervejas tem este privilégio. Mas confesso que também sou fã da Maredsous 8, escurona,forte.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
WESTVLETEREN 8 CHEGOU DE PÉ NA PORTA....
Muitos dizem que a WESTVLETEREN 12 é a melhor do mundo, mas a irmã mais nova dela não fica atrás é um mix de bomba atômica de plutÔnio com urânio-238 misturado com reator TOKAMAK de fusão de hidrogênio. Tudo isto para dizer que esta cerveja é TRUE, TROOOOOO.. e aí vai encarar, lagerboy, sissy, wussy, pussy??


Oud Bruin ou Flemish Red Ale
Degustei dois estilos de cerveja que são bem parecidos e inclusive postei outro dia um artigo falando destes dois estilos de Ale excêntricos, esquisitões mesmo, cervejas infames e azedas ( é isso, não é amarga, é azeda de propósito devido ao levedo selvagem usado que gera liqüido com gosto de aceto balsâmico, vinagre e até espumante demi-sèc.
Bebi a DUCHESSE DE BOURGOGNE representando o estilo FLEMISH RED ALE e a PETRUS representando a OUD BRUIN. A Petrus pareceu trazer um azedume mais pronunciado que o da Duchesse e deveria ser ao contrário. Gostei da Petrus, ela não é a melhor representante do estilo mas apesar disto representa bem o estilo, já a Duchesse de BOURGOGNE é uma obra de arte, maravilhosa, harmônica, bem equilibrada, 6,2% de álcool e gostinho que lembra espumante demi-sèc. Para quem já conhece alguma coisa de cervejas, tem que beber a Petrus, mas para quem não conhece muito cervejas a DUCHESSE é excelente para começar beber cervejas realmente excêntricas, sem ficar atordoado com o gosto pungente e azedo da OUD BRUIN.





Belgian Dash com meu camaradinha Joseph Steiner e diversos rótulos
Fomos lá no Belgian Dash e o Zé falou para fugir um pouco do mundo das belgas e daí fomos degustar estilos que eu gosto muito mas que não bebia já há algum tempo. Foi assim que a gente decidiu experimentar a ótima escolha do Zé pela cerveja HEFE WEISSBIER BENEDIKTINER, gostei muito dela. Depois a gente bebeu a clássica HEFE WEISS WEIHENSTEPHANER que estava também muito boa. Provamos a SPITFIRE uma bitter ruiva inglesa fortemente amarga, e deliciosa me lembrou os velhos tempos em que eu comecei a beber cervejas especiais. E para fechar eu escolhi uma belga, para não fugir tanto, a excelente e monumental ST. BERNARDUS 12, esta não precisa de comentário ela fala por si só..... O copo que parece um troféu é tipo WEISS da ERDINGER e custa 550 contos.








sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
LE VIN BISTRO
Restaurante francês esta semana e a troca da cerveja especial por vinhos diversos. Harmonização de vinho rosée francês D´Anjou com pão, patê e manteiga. O clássico CONFIT DE CANARD com batatas sautées combinando com um vinho tinto chileno carménère que eu não gostei muito (prefero um malbec francês ou um cabernet-sauvignon). E para finalizar, a melhor combinação da noite entre vinho do porto Royal Oporto com Vèritable Petit Gâteau au Chocolat.
Restaurante muito bom, quero ir mais vezes para experimentar o Magret de Canard que meu brother Thiago Diamond sugeriu, mas os vinhos eu recomendo dar uma olhada antes em alguns guias ou referências porque parece que o Sommelier do Le Vin não me deu dicas tão boas, pelo menos eu achei isso....






segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Para o Natal a melhor cerveja natalina é com certeza a GORDON XMAS. Eu já descrevi ela aqui há algum tempo, mas ela merece sempre ser aclamada. Vou postar umas fotinhas dela aqui e como pano de fundo a minha sempre-presente camisa do MAYHEM. É estranho o mundo do black metal, até contraditório, colocar uma camisa de uma banda extremamente SATÂNICA ao lado de uma cerveja que celebra o nascimento do cristo!!
HAIL! AH e ela foi bebida no cálice da ROCHEFORT, ela tem este privilégio.
O´Rilley Irish Pub
Fui no O´Rilley pensando em ouvir um rock n roll clássico e tal para fechar o mês tranqüilo, mas para minha infelicidade só estava rolando pop rock (que nojo, eu sou muito TRUE para ouvir esta merda).
Quanto às cervejas eu não posso reclamar eles tem cerca de 20 rótulos de médio para ótimo ( tem a velha Guiness, Maredsous, Brooklyn e até mesmo a DeuS.
A guiness não é espetacular, mas eu tenho um carinho por ela porque ela foi minha primeira cerveja especial. Escura, forte, corpo médio, fácil de beber e amarga como toda boa STOUT.
Bebi também a BROOKLYN BROWN ALE, mas melhor não comentar muito porque dos 355 mL eu devo ter bebido 50 mL, intragável.
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Westvleteren 8, achei, comprei.....
Westvleteren 8: eu finalmente achei um anúncio dela e já tratei de garantir a minha, agora é rezar para ver se chega. Paguei 149 reais e mais o frete.
A irmã mais aclamada dela, a número 12, já tem até alguns grandes sites e lojas especializadas (aqui mesmo em BSB) que a vende, agora a número 8 é bem mais difícil porque o foco da galera fica apenas na 12, que é realmente a melhor do mundo.
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Diversos rótulos neste fim de semana.... no Empório Soares
La Mère Noël da mesma produtora da DELIRIUM TREMENS
Cor clara, levemente dourada, espuma branca. Aromas de damasco, pêssego e figos com uma leve acidez. Sabor levemente azedo, maçã verde. Corpo leve e boa carbonatação. Fácil de beber, não é tão boa quanto a Delirium tremens apesar de que tem mesmo teor alcóolico dela 8,5%. Boa cerveja para se beber no natal com Chester ou peru de prato principal.
ST. FEUILLIEN GRAND CRU
Esta strong golden ale parece champagne, frutada, condimentada, notas de uvas, laranja e vinho branco. Contém um leve dulçor de açúcares residuais. Muito carbonatada, com sabor de pimenta branca e acidez de vinho branco. Leve amargor no final de lúpulo e bom equilíbrio. O álcool é alto, cerca de 9,5%.
STIFT ENGELSZELL GREGORIUS ( TRAPISTA, A GRANDE DECEPÇÃO DA NOITE.......)
Ela é amarronzada, boa formação e retenção de espuma e pedacinhos de fermento. Aroma começa com dulçor de caramelo com pouco de mel ( talvez mel selvagem), aroma terroso e maltado. Sabor é adocicado, caramelado, com toque de mel, álcool 9,7% bem distribuídos, gosto de frutos escuros maduros. Mouthfeel é médio. O ponto negativo, ela não parece em nada com o usual sabor das trappistas, não tem aquela elegância e delicadeza que tem uma CHIMAY, ROCHEFORT ou WESTVLETEREN. O aroma do fermento trappista quando você abre a garrafa e o mesmo gosto de uma ALE quando você bebe o líqüido. Quando eu bebi o primeiro gole dela me veio a cabeça aquelas cervejas da OMNIPOLLO da Suécia ou da Tupiquinim do Brasil que fazem algumas experimentações com resultados, ao meu ver, não muito agradáveis. É legal fazer experimentações, mas uma TRAPPISTA não pode. Não sei porque ela é a mais cara das trappistas ( exceção da WESTVLETEREN que é vendida no mercado CINZA) e eu paguei por ela 59 pilas no bar, em sites já comprei por 35. Mas não vale a pena, ABRO AQUI UMA CAMPANHA PARA QUE SEJA RETIRADO O SELO DE TRAPPISTA DA GREGORIUS E SEJA DADO O TÍTULO PARA UMA CERVEJA QUE REALMENTE MERECE COMO A SINT BERNARDUS.
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Em BSB ou em GYN: cana!!
No Sudoeste, na sexta passada, foi a vez de voltar à Boutique do Godofredo, paradinha rápida para uma CHIMAY ROUGE (estou apaixonado pela formosura que ela tem, forte, caramelada, intensa, maltada, leve amargor no retrogosto, tons de figo, chocolate) e bebi também uma cerveja que eu não estava esperando (tinha pensado em beber a ST BERNARDUS 6, bebo depois ela) e que me foi recomendada lá pelo Arthur que trabalha na loja: ST. IDESBALD BLONDE. Vou falar dela.
A St. Idesbald é dourada, com espuma branca e boa retenção. Aroma cítricos, condimentos, floral e isto faz dela razoável pois eu gosto de cervejas florais e herbais. Sabor dela é levemente cítrico, fermento de pão, maçã verde, condimentos e lúpulo herbal. Amargor médio e suave. Corpo leve e boa carbonatação, álcool é bem harmônico apesar de baixo: 6,5%. Eu fui na loja, esperando beber a ST BERNARDUS 6 PATER que é muito mais conceituada, porém não tinha gelada. A St. Idesbald é uma cerveja boa, mas não faço aqui o mesmo alarido que faria ao beber a ST BERNARDUS ou a CHIMAY ou a ROCHEFORT...
No sábado eu estava em Goiânia, e eu fui com um brother que não é TRUE BLACK METALLER, o João, e lá no BELGIAN DASH no Setor Sul a gente bebeu MAREDSOUS 8, Delirium Tremens e uma cerveja inédita para mim que foi a ST. BERNARDUS TRIPEL. Vamos aos costumes: ela é sofisticada, parece um pouco com a tripel KARMELIET que é maravilhosa, tem boa espuma esbranquiçada e cor doirada brilhante, aroma de lúpulo floral, pêras e biscoito e condimentos como noz-moscada. É intenso a nota floral dela com forte aroma de bom fermento. O sabor é floral, condimentado, demi-sèc, canela, banana e maçã verde, lembra um pouco também cervejas do estilo SAISON. Muito boa, altamente recomendo, especialmente para quem ama as LOIRAS!!!!
A St. Idesbald é dourada, com espuma branca e boa retenção. Aroma cítricos, condimentos, floral e isto faz dela razoável pois eu gosto de cervejas florais e herbais. Sabor dela é levemente cítrico, fermento de pão, maçã verde, condimentos e lúpulo herbal. Amargor médio e suave. Corpo leve e boa carbonatação, álcool é bem harmônico apesar de baixo: 6,5%. Eu fui na loja, esperando beber a ST BERNARDUS 6 PATER que é muito mais conceituada, porém não tinha gelada. A St. Idesbald é uma cerveja boa, mas não faço aqui o mesmo alarido que faria ao beber a ST BERNARDUS ou a CHIMAY ou a ROCHEFORT...
No sábado eu estava em Goiânia, e eu fui com um brother que não é TRUE BLACK METALLER, o João, e lá no BELGIAN DASH no Setor Sul a gente bebeu MAREDSOUS 8, Delirium Tremens e uma cerveja inédita para mim que foi a ST. BERNARDUS TRIPEL. Vamos aos costumes: ela é sofisticada, parece um pouco com a tripel KARMELIET que é maravilhosa, tem boa espuma esbranquiçada e cor doirada brilhante, aroma de lúpulo floral, pêras e biscoito e condimentos como noz-moscada. É intenso a nota floral dela com forte aroma de bom fermento. O sabor é floral, condimentado, demi-sèc, canela, banana e maçã verde, lembra um pouco também cervejas do estilo SAISON. Muito boa, altamente recomendo, especialmente para quem ama as LOIRAS!!!!
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Um mix da bebedeira dos últimos tempos... BOUTIQUE DO GODOFREDO e tal
Fui na Boutique do Godofredo na 101 do Sudoeste e a lojinha continua "tiny", são duas banquetas do lado de dentro e três mesinhas com quatro cadeiras cada do lado de fora. O ponto negativo é que eles retiraram o cardápio, mas continua com centenas de rótulos e o melhor eles dão descontos, paguei 30% a menos desta vez.
Bebi por lá na sexta-feira 7/11 duas cervejas que já há algum tempo eu estava querendo: CHIMAY ROUGE (PREMIÈRE) e ST. BERNARDUS PRIOR 8. Rótulos lindos da cor do sangue, da cor dos "comunas" kkkkkk. Companheiros uni-vos! De quebra levei para casa um rótulo novo ingês do estilo RUSSIAN IMPERIAL STOUT COURAGE produzida pela WELLS & YOUNGS. Vamos aos costumes:Chimay Red ou Première é a mais antiga das Chimays, tem uma cor acobreada atraente, leve toque aromático de damasco e sabor frutado. A cor é amarronzada com espuma suave e fina. O aroma é maltado, notas de frutos e açucar mascavo. O sabor é forte e intenso e amadeirado, com notas de chocolate e doçura residual do malte com toques herbais. Ela é muito boa, obtém notas que variam de 93 a 98 numa escala de 100 pontos.
A outra que eu bebi foi a ST. BERNARDUS PRIOR 8. Ela é bem avaliada tem entre 90 e 93 pontos de 100 possíveis. Ela é amarronzada na cor,tem boa formação de espuma e carbonatação. o aroma é de ésteres, notas de álcool e frutos maduros. O sabor tem forte presença de malte, panificação, amêndoas e leve amargor do lúpulo. Doce no fim e álcool aquecedor no final. Muito suave porém complexa.
Para finalizar no SUDOCA, eu comprei mas ainda não bebi a COURAGE RUSSIAN IMPERIAL STOUT, cerveja fortíssima, nigérrima, com 10% d´álcool. Vou falar mais dela quando eu beber,
por enquanto o que posso dizer é que ela tem de 95 a 99 pontos na escala de cem.
__________________________________________________________________________________________________________________________
Uma outra que eu bebi há algum tempo mas que esqueci de falar dela por aqui foi a ANCHOR PORTER, este foi um dos estilos que eu mais apreciava antes de conhecer de verdade os estilos belgas. É uma cerveja feita nos EUA, terra que sabe fazer verdadeiras pérolas. A ANCHOR PORTER é da Califórnia e tem 5.6% de álcool. Ela é marrom mogno com espuma amarronzada, aromas de nozes, chocolate escuro, cevada e cacau. O sabor é de chocolate amargo, caramelo, toffe e baunilha. Muito boa e representa bem o estilo robusto e viril que é o PORTER. Aliás é menos viril que o STOUT ou o RUSSIAN IMPERIAL STOUT.
terça-feira, 4 de novembro de 2014
CHIMAY DORÉE a cerveja feita para os monges
Ela é feita para os monges e para os que se hospedam na Abadia de Scourmout e, por ser produzida para os padres, não pode ser muito forte, pois atrapalha as orações e a servidão a Deus.Ela não é dourada exatamente, é amarelada e opaca parecendo uma cerveja não filtrada, a espuma é branca e densa. Aromas notáveis e fermento, especiarias, casca de grãos. O sabor de tutti frutti, realmente frutada e pão, notas de alho, coentro e casca de limão. É um pouco seca e de corpo médio com boa carbonatação. É saborosa, mas certamente não tem aquela complexidade e robustez da Chimay Bleu, por exemplo e teor alcóolico é bem baixinho com 4,8%.
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Feliz Halloween com uma cerveja tipo pumpkin ale
Happy Halloween e para celebrar o dia em que os espíritos sombrios saem das profundezas à procura de vítimas que não estejam mascaradas, temos aqui uma cerveja feita com abóbora ( na verdade doce de abóbora da cidade mineira de Araxá) e é brasileira a WÄLS ABRÓBA. Ela tem inspiração nas pumpkim ales americanas, mas segundo a WÄLS é uma IPA AO QUADRADO. Apenas uma atualização (6/11/14), a cerveja está disponível no site HAVE A NICE BEER.COM.BR pela bagatela de 18 reais fora o frete.
Segue uma descrição do estilo pumpkim ale do site BEERADVOCATE:
Often released as a fall seasonal, Pumpkin Ales are quite varied. Some brewers opt to add hand-cut pumpkins and drop them in the mash, while others use puree or pumpkin flavoring. These beers also tend to be spiced with pumpkin pie spices, like: ground ginger, nutmeg, cloves, cinnamon, and allspice. Pumpkin Ales are typically mild, with little to no bitterness, a malty backbone, with some spice often taking the lead. Many will contain a starchy, slightly thick-ish, mouthfeel too. In our opinion, best versions use real pumpkin, while roasting the pumpkin can also add tremendous depth of character for even better results, though both methods are time-consuming and tend to drive brewmasters insane.
Often released as a fall seasonal, Pumpkin Ales are quite varied. Some brewers opt to add hand-cut pumpkins and drop them in the mash, while others use puree or pumpkin flavoring. These beers also tend to be spiced with pumpkin pie spices, like: ground ginger, nutmeg, cloves, cinnamon, and allspice. Pumpkin Ales are typically mild, with little to no bitterness, a malty backbone, with some spice often taking the lead. Many will contain a starchy, slightly thick-ish, mouthfeel too. In our opinion, best versions use real pumpkin, while roasting the pumpkin can also add tremendous depth of character for even better results, though both methods are time-consuming and tend to drive brewmasters insane.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Mort Subite Xtreme Framboise
Bebi na semana passada algumas cervejas com o brother Luango. Uma das que a gente bebeu foi a DUVEL, o Luango tá começando no mundo das Ales e uma Duvel é uma boa representante, depois a gente bebeu a MAREDSOUS 8 mais complexa e escura. E por fim, uma que eu ainda não tinha bebido que é a lambiek MORT SUBITE XTREME FRAMBOISE que é vermelhinha na cor e espuma leve vermelho também. Tem notas de framboesas maduras e fermento. Muito fresca com leve acidez e alguma doçura no final. Ela é feita usando leveduras selvagens Brettanomyces Bruxellensis e Brettanomyces Lambicus.
Apenas atualizando que a MORT SUBITE FRAMBOISE não foi pra mim. Foi para Vitória.
Apenas atualizando que a MORT SUBITE FRAMBOISE não foi pra mim. Foi para Vitória.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Um cale-se para o mundo, um cálice para a vida... chegou minha tulipa da ROCHEFORT
Publiquei no meu facebook a imagem da minha recém-chegada tulipa da TRAPPISTES ROCHEFORT. Ela é muito elegante, tem bordas doiradas e o volume ainda não medi mas parece ser de 25 cL, contudo imagino que pelo "olhômetro" seja igual ao conteúdo de uma garrafa de 33 cL.
Ide meus camaradinhas e observai por vos próprios o cálice sagrado, o graal.....
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
No sábado, diversos rótulos inclusive a LIEFMANS FRUITESSE...
No sábado eu e meu brother Zé Antônio fomos ao BELGIAN DASH lá no setor sul em Goiânia. Fazia já uns dois anos que eu não ia lá e o lugar é pequeno, aconchegante e muito bom. O mais legal é que para cada rótulo que você escolhe eles servem os líqüidos em copos da respectiva marca. Fizemos uma série de combinações desde a boa EISENBAHN WEIZENBIER, passando pela CHIMAY, ROCHEFORT 8, DELIRIUM TREMENS, e para finalizar eu fui de LIEFMANS FRUITESSE e o Zé, de BADEN BADEN GOLDEN. Na verdade eu fechei a noite não com uma cervveja, mas com um tubinho de ensaio cheio de JÄGERMEISTER.
Vou falar um pouco da LIEFMANS FRUITESSE, essa é a única cerveja do mundo que você pode beber ON THE ROCKS, isto é, com gelo. Não bebi com gelo. Ela é uma típica fruit beer. Tem uma combinação grande de frutos vermelhos como cerejas, framboesa, mirtilo, morangos e flor de sabugueiro. Álcool a 3,8% leve, adocicada, parecia com um xarope, mas muito delicada e recomendo para acompanhar algumas sobremesas com frutos.
Para falar a verdade a noite terminou com um série de discussões com um casal que defendia o PT e a Dilma. O Zé tentando convencer os caras de que o Aécio é o melhor para o Brazil etc e tal. Meu brother, com petistas a EXTREMA DIREITA NÃO DISCUTE, NÓS PARTIMOS PARA AGRESSÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA...
Na sexta-feira SAISON DUPONT BIOLOGIQUE
Bebi na sexta passada a SAISON DUPONT BIOLOGIQUE. Cerveja muito boa, decente, de alta fermentação, loira, de corpo leve e refermentada na garrafa. É uma cerveja orgânica, refrescante, bom amargor e secura invejável; é complexa e leve ao mesmo temp0. Muito boa e eu vou comprar delas mais vezes pena que a garrafinha dela disponível era de 25 cL.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
MAREDSOUS 8
Olha vou dizer que a MAREDSOUS 8, esta pérola produzida em uma abadia beneditina, é maravilhosa. Eu já bebi a MAREDSOUS 6 e não era muito boa. Mas tinha altas expectativas na 8 e ela correspondeu. MARAVILHA, MARAVILHA NOTA A. Ela tem 8% de álcool e estou desconfiado de que cervejas com teor alcóolico na faixa entre 8 e 9,5% são mais harmônicas. Gosto da ROCHEFORT 10 com 11,3%, é perfeita mas não é toda cerveja que neste alto volume que corresponde com equilíbrio, a boa e velha elegância, porque afinal de contas eu sou um cara elegante.
Vou para a descrição dela, aos costumes:ela é amarronzada com notas de rubi, a espuma é cremosa e avermelhada. O aroma lembra uvas passas, caramelo e frutos maduros, detectado também notas minerais do fermento. O sabor dela é delicioso, seco com certa suavidade e corpo equilibrado, certa picância, notas de uvas passas, ameixa escura e pouco álcool. Leve amargor.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
GOUDEN CAROLUS NOËL & ROCHEFORT 6
Bebi no Empório Soares e Souza duas cervejas ontem, foi rapidinha a passagem por lá. Uma delas já bebi outra vez há uns 3 anos ( a rochefort 6) e a outra bebi pela primeira vez ( gouden carolus christmas/noël).
A GOUDEN CAROLUS NOËL tem 10,5% de álcool e é uma cerveja complexa, robusta, muito temperada. Deve ser ideal para acompanhar pratos de carne vermelha, talvez combine muito bem com carne de porco ( lombo ou pernil ). Tem notas de especiarias como cardamomo, coentro, noz moscada e canela. Aroma de frutos maduros e nozes. Paladar aveludado com presença de frutos cristalizados e bolo de natal e álcool muito presente e forte mas sem ser desarmônico. Achei ela muito doce para meu padrão, e neste ponto é meio enjoativa. Já bebi outras cervejas de natal mais secas como a excelente GORDON XMAS.
Quanto a ROCHEFORT 6, ela tem menos qualidade do que as suas outras duas irmãs ROCHEFORT 8 e 10. Mas é uma cerveja muito boa, e me deu saudade de degustá-la novamente depois de uns 3 anos. Ela tem 7,5% d´álcool. Ela é amarronzada quase ruiva, tem aromas de especiarias, pão, fermento e frutos maduros. O sabor é amanteigado, pão preto e malte, o sabor de fermento também aparece. Mouthfeel é suave e demi-sec. Há quem recomende bebê-la acompanhada de um queijo.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
DELIRIUM NOCTURNUM
Degustei a excelente DELIRIUM NOCTURNUM no sábado passado. Cerveja de alta qualidade, é bem avaliada em sites importantes obtendo 92 pontos de 100. Vou incluí-la na lista de favoritas. A garrafinha de 330 ml parece ser feita de cerâmica, mas é uma tintura especial.
É uma strong dark ale avermelhada, espuma amarronzada, aroma de pão e frutos escuros, sabor de malte, caramelo, pão, pimenta, noz moscada, fermento, ameixa, uva passa e leve álcool.
NOTA A.
NOTA A.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Enquanto isso mais cervejas à mesa do James!!!!!!
Acabo de comprar na nonobier.com mais algumas cervejas especiais já pensando no fim do ano. Dei destaque para a americana ANCHOR comprei algumas ANCHOR PORTER e ANCHOR CHRISTIMAS ALE. Além disso comprei minha taça da ROCHEFORT que eu estava querendo há muito. E talvez a melhor de todas foi a compra da LINDEMANS FARO, estilo lambic faro que eu ainda não provei; a garrafa é tão bonita e o líqüido acobreado que eu vou beber no Réveillon. Outra belga que eu comprei foi a KASTEEL CUVÉE DU CHATEAU.
Segue uma fotinha da LINDEMANS FARO.
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
DELIRIUM TREMENS, CHIMAY BLUE E ST. BERNARDUS 12
Bebi um chope da DELIRIUM TREMENS no Empório Soares e Souza na Asa Norte e eu digo que esta cerveja é demais. Ela já foi considerada em 1998 a melhor cerveja do mundo no World Beer Championship. De acordo com blog PRA QUE VC CERVEJA o nome dela já foi objeto de polêmica, pois indica um estado em que o dependente de álcool passa a ter tremores em razão da abstinência. O nome também teve outro problema nos EUA uma vez que lá o pessoal acreditava que a cerveja pudesse induzir os consumidores a beber exageradamente e o nome teve que mudar. Acho que eu vi elefantinhos rosa voadores, o garçon me disse que em alguns lugares são usados ingredientes alucinógenos.
Também bebi a CHIMAY BLUE & a ST. BERNARDUS ABT 12 e estas belezocas já escrevi algumas vezes aqui. Estas não tenho dúvidas de que é nota AAA. Boas demais, eu só bebi cervejas de alto padrão.
Também bebi a CHIMAY BLUE & a ST. BERNARDUS ABT 12 e estas belezocas já escrevi algumas vezes aqui. Estas não tenho dúvidas de que é nota AAA. Boas demais, eu só bebi cervejas de alto padrão.
Assinar:
Comentários (Atom)











.jpg)




