sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Feliz Halloween com uma cerveja tipo pumpkin ale
Happy Halloween e para celebrar o dia em que os espíritos sombrios saem das profundezas à procura de vítimas que não estejam mascaradas, temos aqui uma cerveja feita com abóbora ( na verdade doce de abóbora da cidade mineira de Araxá) e é brasileira a WÄLS ABRÓBA. Ela tem inspiração nas pumpkim ales americanas, mas segundo a WÄLS é uma IPA AO QUADRADO. Apenas uma atualização (6/11/14), a cerveja está disponível no site HAVE A NICE BEER.COM.BR pela bagatela de 18 reais fora o frete.
Segue uma descrição do estilo pumpkim ale do site BEERADVOCATE:
Often released as a fall seasonal, Pumpkin Ales are quite varied. Some brewers opt to add hand-cut pumpkins and drop them in the mash, while others use puree or pumpkin flavoring. These beers also tend to be spiced with pumpkin pie spices, like: ground ginger, nutmeg, cloves, cinnamon, and allspice. Pumpkin Ales are typically mild, with little to no bitterness, a malty backbone, with some spice often taking the lead. Many will contain a starchy, slightly thick-ish, mouthfeel too. In our opinion, best versions use real pumpkin, while roasting the pumpkin can also add tremendous depth of character for even better results, though both methods are time-consuming and tend to drive brewmasters insane.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Mort Subite Xtreme Framboise
Bebi na semana passada algumas cervejas com o brother Luango. Uma das que a gente bebeu foi a DUVEL, o Luango tá começando no mundo das Ales e uma Duvel é uma boa representante, depois a gente bebeu a MAREDSOUS 8 mais complexa e escura. E por fim, uma que eu ainda não tinha bebido que é a lambiek MORT SUBITE XTREME FRAMBOISE que é vermelhinha na cor e espuma leve vermelho também. Tem notas de framboesas maduras e fermento. Muito fresca com leve acidez e alguma doçura no final. Ela é feita usando leveduras selvagens Brettanomyces Bruxellensis e Brettanomyces Lambicus.
Apenas atualizando que a MORT SUBITE FRAMBOISE não foi pra mim. Foi para Vitória.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Um cale-se para o mundo, um cálice para a vida... chegou minha tulipa da ROCHEFORT
Publiquei no meu facebook a imagem da minha recém-chegada tulipa da TRAPPISTES ROCHEFORT. Ela é muito elegante, tem bordas doiradas e o volume ainda não medi mas parece ser de 25 cL, contudo imagino que pelo "olhômetro" seja igual ao conteúdo de uma garrafa de 33 cL.
Ide meus camaradinhas e observai por vos próprios o cálice sagrado, o graal.....
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
No sábado, diversos rótulos inclusive a LIEFMANS FRUITESSE...
No sábado eu e meu brother Zé Antônio fomos ao BELGIAN DASH lá no setor sul em Goiânia. Fazia já uns dois anos que eu não ia lá e o lugar é pequeno, aconchegante e muito bom. O mais legal é que para cada rótulo que você escolhe eles servem os líqüidos em copos da respectiva marca. Fizemos uma série de combinações desde a boa EISENBAHN WEIZENBIER, passando pela CHIMAY, ROCHEFORT 8, DELIRIUM TREMENS, e para finalizar eu fui de LIEFMANS FRUITESSE e o Zé, de BADEN BADEN GOLDEN. Na verdade eu fechei a noite não com uma cervveja, mas com um tubinho de ensaio cheio de JÄGERMEISTER.
Vou falar um pouco da LIEFMANS FRUITESSE, essa é a única cerveja do mundo que você pode beber ON THE ROCKS, isto é, com gelo. Não bebi com gelo. Ela é uma típica fruit beer. Tem uma combinação grande de frutos vermelhos como cerejas, framboesa, mirtilo, morangos e flor de sabugueiro. Álcool a 3,8% leve, adocicada, parecia com um xarope, mas muito delicada e recomendo para acompanhar algumas sobremesas com frutos.
Para falar a verdade a noite terminou com um série de discussões com um casal que defendia o PT e a Dilma. O Zé tentando convencer os caras de que o Aécio é o melhor para o Brazil etc e tal. Meu brother, com petistas a EXTREMA DIREITA NÃO DISCUTE, NÓS PARTIMOS PARA AGRESSÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA...
Na sexta-feira SAISON DUPONT BIOLOGIQUE
Bebi na sexta passada a SAISON DUPONT BIOLOGIQUE. Cerveja muito boa, decente, de alta fermentação, loira, de corpo leve e refermentada na garrafa. É uma cerveja orgânica, refrescante, bom amargor e secura invejável; é complexa e leve ao mesmo temp0. Muito boa e eu vou comprar delas mais vezes pena que a garrafinha dela disponível era de 25 cL.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
MAREDSOUS 8
Olha vou dizer que a MAREDSOUS 8, esta pérola produzida em uma abadia beneditina, é maravilhosa. Eu já bebi a MAREDSOUS 6 e não era muito boa. Mas tinha altas expectativas na 8 e ela correspondeu. MARAVILHA, MARAVILHA NOTA A. Ela tem 8% de álcool e estou desconfiado de que cervejas com teor alcóolico na faixa entre 8 e 9,5% são mais harmônicas. Gosto da ROCHEFORT 10 com 11,3%, é perfeita mas não é toda cerveja que neste alto volume que corresponde com equilíbrio, a boa e velha elegância, porque afinal de contas eu sou um cara elegante.
Vou para a descrição dela, aos costumes:ela é amarronzada com notas de rubi, a espuma é cremosa e avermelhada. O aroma lembra uvas passas, caramelo e frutos maduros, detectado também notas minerais do fermento. O sabor dela é delicioso, seco com certa suavidade e corpo equilibrado, certa picância, notas de uvas passas, ameixa escura e pouco álcool. Leve amargor.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
GOUDEN CAROLUS NOËL & ROCHEFORT 6
Bebi no Empório Soares e Souza duas cervejas ontem, foi rapidinha a passagem por lá. Uma delas já bebi outra vez há uns 3 anos ( a rochefort 6) e a outra bebi pela primeira vez ( gouden carolus christmas/noël).
A GOUDEN CAROLUS NOËL tem 10,5% de álcool e é uma cerveja complexa, robusta, muito temperada. Deve ser ideal para acompanhar pratos de carne vermelha, talvez combine muito bem com carne de porco ( lombo ou pernil ). Tem notas de especiarias como cardamomo, coentro, noz moscada e canela. Aroma de frutos maduros e nozes. Paladar aveludado com presença de frutos cristalizados e bolo de natal e álcool muito presente e forte mas sem ser desarmônico. Achei ela muito doce para meu padrão, e neste ponto é meio enjoativa. Já bebi outras cervejas de natal mais secas como a excelente GORDON XMAS.
Quanto a ROCHEFORT 6, ela tem menos qualidade do que as suas outras duas irmãs ROCHEFORT 8 e 10. Mas é uma cerveja muito boa, e me deu saudade de degustá-la novamente depois de uns 3 anos. Ela tem 7,5% d´álcool. Ela é amarronzada quase ruiva, tem aromas de especiarias, pão, fermento e frutos maduros. O sabor é amanteigado, pão preto e malte, o sabor de fermento também aparece. Mouthfeel é suave e demi-sec. Há quem recomende bebê-la acompanhada de um queijo.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
DELIRIUM NOCTURNUM
Degustei a excelente DELIRIUM NOCTURNUM no sábado passado. Cerveja de alta qualidade, é bem avaliada em sites importantes obtendo 92 pontos de 100. Vou incluí-la na lista de favoritas. A garrafinha de 330 ml parece ser feita de cerâmica, mas é uma tintura especial.
É uma strong dark ale avermelhada, espuma amarronzada, aroma de pão e frutos escuros, sabor de malte, caramelo, pão, pimenta, noz moscada, fermento, ameixa, uva passa e leve álcool.
NOTA A.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Enquanto isso mais cervejas à mesa do James!!!!!!
Acabo de comprar na nonobier.com mais algumas cervejas especiais já pensando no fim do ano. Dei destaque para a americana ANCHOR comprei algumas ANCHOR PORTER e ANCHOR CHRISTIMAS ALE. Além disso comprei minha taça da ROCHEFORT que eu estava querendo há muito. E talvez a melhor de todas foi a compra da LINDEMANS FARO, estilo lambic faro que eu ainda não provei; a garrafa é tão bonita e o líqüido acobreado que eu vou beber no Réveillon. Outra belga que eu comprei foi a KASTEEL CUVÉE DU CHATEAU.
Segue uma fotinha da LINDEMANS FARO.
Assinar:
Postagens (Atom)