terça-feira, 24 de maio de 2011

Master of Reality, o número 3.

Cerveja com centeio na composição

Bebi ontem uma cerveja que continha centeio; notem que não estou me referindo a esta cerveja como sendo de centeio, e sim contendo centeio. Isto porque ela não era do estilo ROGGENBIER-típico estilo de cervejas de centeio de alta fermentação. Não vou me referir à marca, nem maiores comentários. O fato é que esperava mais de cervejas com centeio, talvez esta percepção mude quando eu encontrar uma ALE de centeio. Por ora, o TRIGO é o cereal que nunca vai me decepcionar, uma vez que todas as cervejas de trigo são obrigatoriamente de alta fermentação.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ranking das Ales Estrangeiras segundo a curta experiência deste blog

Dada a diversidade de marcas e estilos das ALES fica impossível definir um ranking devidamente justo. O que o ologmetal vai fazer é uma espécie de instantâneo da classificação das melhores cervejas do mundo.

1º Trappista ROCHEFORT 8 com seus 9,2% ABV
2º Urthel SAMARANTH 11,5 % ABV
3º Aventinus 8,4 %
4ª DUVEL 8,5 %
5ª Paulaner HEFEWEISSER 5,5 %
6ª Fuller London Pride 4,7 %

Ainda este mês vou testar a Trappista Rochefort 10 com seus 11,2% de álcool e provavelmente será esta a numero 1.

Ranking das Ales Brasileiras com alterações

Segue com algumas alterações o ranking das cervejas brasileiras de alta fermentação; as alterações são quanto a posição do antigo ranking que está nalgum lugar deste blog, não em relação às marcas.

1º SCMITT BARLEY WINE 8,5%
2º BADEN BADEN RED ALE 9,2%
3ª EISENBAHN WEIZENBOCK 8,0%
4ª EISENBAHN STRONG GOLDEN ALE 8,5%

É interessante dizer que muito em breve vou fazer um teste( um one-one match up) entre as duas primeiras colocadas para estabelecer de forma mais definitiva a posição numero 1. No último ranking a BADEN BADEN RED ALE estava em 4º lugar e agora há boas chances de num confronto direto com a SCHMITT BARLEY WINE ficar em 1º.

sábado, 21 de maio de 2011

DUVEL -- diabo.

O nome é assustadoramente terrível mas a bebida é assustadoramente espetacular. Seus incríveis 8,5 % de álcool não deixa dúvida sobre dúvida ou pedra sobre pedras, ela é satânica! A duvel ( diabo em idioma flamengo- flemish)é uma cerveja de alta fermentação poderosa, parece uma lager em termos de coloração e clareza na espuma delicada e cremosa. Mas de lager ela não tem nada, graças a Deus ou SERÁ DUVEL? O aroma lembra frutos como pêssego e mangas além de notas muito sutis de fermento, pão e álcool. Seu sabor começa com um dulçor do início para o meio, e depois começa um amargor que lembra carvalho, toques amadeirados e o retrogosto amargo mas pouco duradouro sem mencionar o álcool que vai tomando força do meio para frente e aquece feito as caldeiras quentes do sul profundo.

Aqui vão duas frases deixadas pelos caras do site BEERADVOCATE sobre a DUVEL,referência mundial em matéria de cervejas de alta fermentação(ales): em inglês

-Pretty much sex in a bottle and the devil told me to drink it.

-It lurs you with mesmerizing eye candy, then as the absolute refresher, then whacks the shite out of you with an 8.5% abv club. It's not called the "Devil" for nothing.

Não sei se vale a menção mas enquanto escrevo o post as músicas de fundo são FEAR OF THE DARK e WHEELS OF CONFUSION.