segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nøgne ø da Noruega

Nøgne ø ... the brewery from Norway that refuses to compromise, committed to taste, committed to craft beer----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Esta é uma cerveja cara, citei-a num post de abril deste ano; o preço normal é de 45 a 50 pilas. Comprei na promoção a 34 reais. Sinceramente não vale mais que 5 reais. NOTA E. Ela é cara assim porque veio de um país caro - NORUEGA - onde os impostos sobre tudo superam os do Brasil ( lá a carga de imposto é de 50% ) e para ficar pior ela veio para outro país que também cobra cerca de 40% de impostos. Dou nota E para ela porque nota F é só mesmo para as lagers. O estilo desta é o Stout suave feita com adição de aveia, daí o nome dela ser HAVRE STOUT. Cerveja muito desequilibrada, forte gosto de queimado ( lembra a COLORADO DEMOISELLE )e nada parecido com as boas stouts cremosas, viscosas, achocolatadas, com gosto de café ( por exemplo a brasileira BRUNETTE). Esta Nøgne ø HAVRE STOUT tem forte caráter picante e o álcool atrapalha a drinkabilidade apesar de apenas 4,5%. Esta é uma prova para os lagerboys queers of all homos que cerveja, que eles gostam, com pouco álcool pode ser uma tragédia. Apesar de curtir as coisas nórdicas, escandinavas, tenho de dizer que em matéria de cerveja a Noruega está no mesmo nível, em média, que o Brasil. Claro que lá tem a KULTUURBRYGGERI mais pronunciada que aqui, mas longe, longe da Bélgica. A primeira linha acima foi extraída do site da cervejaria: falso, nota E.

sábado, 16 de novembro de 2013

ROCHEFORT 8 é do caralho!!

Ontem na madruga mais uma vez bebi a melhor cerveja de todos os tempos até o presente momento ( como sempre tenho dito, eu ainda não abri a WESTVLETEREN 12 que está lá em casa). A ROCHEFORT 8 é assim a melhor cerveja que já degustei. Da Brasserie Rochefort, na Abadia de St. Rémy: É simplesmente do baralho, do baralho. NOTA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. Soy lokko por esta cerveza, JEG ELSKER DIG, JEG ELSKER DEG. Ela é amadeirada, notas, aromas e sabores encontrados nos barris de carvalho, baixa carbonatação, apimentada, álcool sempre-presente e aquecedor que sobe para as idéias intensa e vigorosamente. Espuma amarronzada, cor marrom impede totalmente a passagem de luz pelo corpo dela; aromas frutados de figo, pera e banana e notas de rum, fenóis e esteres. Sabor cremoso, licoroso, suave, levemente adocicado similar a açúcar mascavo e pão australiano; sabor também lembra especiarias e frutos amadurecidos. HARMONIA PERFEITA COM OS 9,2% DE ÁLCOOL. Se você estiver ao lado de uma bela mulher loira de olhos azuis ou verdes ( AHH TATI, AHH MELISSA !!) Você não vai precisar de mais nada nesta vida. TRAPPISTES ROCHEFORT 8, I BOW TO THY HEAVENLY CONTENTS.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MERRY GORDON XMAS!

Provei ontem na madruga a GORDON XMAS. Cerveja preparada na tradição escocesa mas produzida na Bélgica. Muito boa, baixa carbonatação, licorosa, levemente adocicada, forte teor alcóolico de 8,8% muito bem distribuídos; tem cor âmbar/avermelhada. Muito boa pedida para estes momentos de festas de final do ano. Para mim, nota B. Mas sinceramente esta nota não é definitiva; vou beber outras vezes e talvez mude o conceito para NOTA A.