quinta-feira, 29 de julho de 2010

Índice Big Mac

Saiu recentemente na THE ECONOMIST a publicação do famoso índice big mac, que entre outras coisas mede a taxa de valorização de algumas moedas contra o dollar e taxas de impostos pagos no país pelo preço de um big mac padrão.
O Brasil só perdeu na valorização para a Dinamarca( da zona do euro) e para a Noruega( não é da zona do euro).
Conclusão minha: pagamos preços escandinavos por serviços e produtos em geral e recebemos serviço de Haiti.

terça-feira, 27 de julho de 2010

stærke bånd






A bandeira "ensanduichada" na tela aí é a mais antiga ainda em uso no mundo. Surgiu qdo o rei Valdemar II antes de uma batalha viu no céu avermelhado uma cruz branca e interpretou isso como sinal de vitória.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Happy Blogday!!

Para mostrar que datas não são muito o forte: esqueci de publicar a postagem do primeiro anno deste blog dedicado a nobres cousas.
No dia 10 de julho de 2009 iniciei a postagem de abertura que falava dos objetivos do blog e tinha um copo de ALE ( bitter vermelha inglesa).

A isto: Saúde!!
Que a Providência seja connosco.

Mês do rock n roll

No dia 13 deste mês, comemorou-se o dia do velho Rock.
Antecipo aqui o chamado ROCK I HJEM. Em breve falarei disto.

Para celebrar não o dia, mas o mês como um toldo. Segue uma seqüência randômica:

1 FAIRIES WEAR BOOTS
2 RIDE THE LIGHTNING
3 BLACK DOG
4 SABBATH BLOODY SABBATH
5 WAR PIGS
6 ACE OF SPADES
7 SOUTH OF HEAVEN
8 BLACK-OUT
9 WHOLLE LOTTA LOVE

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cervejas de estilo obscuro I

A primeira cerveja que escolhi para falar e que é do gênero que eu qualifico como obscuro é um tipo de cerveja finlandês chamado SAHTI. É um estilo típico do país e só se encontra por lá mesmo. É de alta-fermentação e teor de álcool ao redor de 8%.
A sua produção é que impressiona, pois é bastante rústica. Pode-se usar como cereais a cevada, o trigo, o centeio e a aveia. O lúpulo, que pode estar presente ou não, quando usado é misturado com um frutinho típico do país conhecido por Juniper berries e o mais curioso é que os galhos dos arbustos do fruto é usado no processo de filtração( lautering) do mosto. Às vezes, usa-se fermento de padaria ou mesmo pedaços de pães para fermentar a bebida.
A cerveja é turva, opaca, levemente alcóolica e com sabor e aroma de bananas e pães.

Na Naturbier

A Naturbier é uma microcervejaria mui conhecida por este que vos escreve. Lá se produz bons chopps( de baixa fermentação é verdade!) com bastante qualidade e que seguem a Lei de Pureza de 1516.
Fui no sabbatho com um antigo confrade dos tempos de universidade, o José, que continua com o vetusto hábito de tomar chopp claro e pior ainda com sal. Heresia!!
O local é muito agradável e tem o melhor chopp escuro da região que imagino ser do tipo Schwarzebier.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

História do heavy metal

É inegável que o Led Zeppelin contribui significativamente para o rock n roll e os feitos dos caras com inovações marcaram de forma decisiva toda e qualquer forma de rock. Este blog, defende fervorosamente o Dirigível e sua essência. Contudo o Metal, o velho Heavy, sorigina-se a si mesmo com o SABBATH lá pelos idos de 60 além de outras bandas pouco faladas como o Sir Lord Baltimore ,também da mesma época, e que fazia um som similar aos que o metal traz nos dias de hoje.

PS.: O Led Zeppelin não pode ser classificado de forma muito estreita nalgum estilo, pois, correr-se-ia o risco de ficarmos falando no vácuo.