quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween com a segunda melhor cerveja

É a sueca NÄRKE KAGGEN STORMAKTSPORTER já foi considerada a melhor cerveja do mundo, antes da WESTVLETEREN 12 se abrir para maior número de apreciadores. E como ela tem este rótulo todo escuro, sombrio, combina bem com o dia das bruxas. Assim quem conseguir ter acesso a ela ( coisa rara ) apenas: TRICKS OR TREATS!! AND CHEERS.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

HOEGAARDEN finalmente

Finalmente comprei e degustei a holandezinha Hoegaarden. Bem, ela é boa, razoável. Não é muito pretenciosa, é leve, coloração esbranquiçada, aromas muito sutis que não identifiquei bem, bom amargor considerando que ela é uma WIT. Nota C.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

OKTOBERFESTBIER BLUMENOCA 2013

A OKTOBERFEST já começou no dia 3 e vai até o dia 20 em Blumenau. É a maior festa alemã da América Latina. As cervejarias que participam do evento são a EISENBAHN ( sempre por aqui no blog ), DAS BIER, WUNDER BIER & BIERLAND. Tem também, infelizmente, uma cervejaria macro presente, mas que não vou sequer mencionar o nome ( ela é para os mais tolos )! Abaixo segue um conjunto de dicas para harmonizações com diversos estilos de cervejas e a culinária deutscher: Oktober entra na harmonia de pratos típicos e cervejas Transitar pelos restaurantes dos setores do Parque Vila Germânica é um convite ao paladar e à boa música. A Oktoberfest, que já foi considerada uma grande festa de chope, agora é reconhecida pelas tradições germânicas, entre elas os pratos gastronômicos. Este ano, o investimento em qualidade leva a uma nova maneira de saborear os pratos típicos, comboinando as iguarias da culinária germânica com os tipos de cervejas, bem no estilo do que é feito há algum tempo com os vinhos. As opções culinárias são as mais variadas. Se no Setor 2 o tradicional marreco recheado harmoniza com as cervejas Imperial Stout, Bock, Belgian Blond Ale, Stark Bier e Weizenbock, no Setor 3 o pato com frutas vermelhas de Hessen vai muito bem acompanhado da Stout, Dunkel, Black, Shwarzbier, Belgian Blond e Weizenbock. A harmonia também é possível no Setor 1 com os frios, marreco típico recheado, salsichas brancas e vermelhas,alcatra com ervas e o tradicionalíssimo Eisben, que combina com a cerveja de trigo Weinzen, Weizenbock, Bock e Stark Bier. O chef Márcio Moser diz que a tendência começou com os vinhos e agora se expande para as cervejas. Para ele, as bebidas mais tradicionais da Oktoberfest hoje combinam até com queijos. No seu restaurante, visitado pela realeza da Oktoberfest na noite de segunda-feira, dia 7 de outubro, o público pode saborear desde o pato colonial de Blumenau, aos pratos típicos das mais variadas regiões da Alemanha. As praças de alimentação estão instaladas bem ao fundo dos amplos salões, em ambiente arejado. No restaurante do Setor 3, vizinho aos tradicionais veículos do Planetapéia, o cliente pode degustar alimentos característicos de regiões alemãs. Os nomes dos pratos na faixa de R$ 32,00 levam a identidade de Bremem, Hessen e Wonderwald. Para sobremesa, tortas de maçã e alemã ao preço de R$ 9,50 completam a lista de peculiares sabores. Mário Moser indica que o Pato ao Molho reduzido de Vinho e Cogumelos harmoniza com cerveja preta. "Já o pato com castanha e frutas secas à Wondervald pode ser saboreado na companhia de uma cerveja ou chope tipo pilsen bem gelada", indica o profissional. Porém, não são só os salgados que buscam a companhia da cerveja ideal. Na lista de harmonização existente no site da Oktoberfest, não faltam dicas para degustar o líquido com doces como Apfelstrudel (torta de maçã), cucas e até sorvetes. Fonte: chef Marcio Moser